cin-pt

A Optimal Investments atuou como sole financial advisor da CIN, a maior empresa ibérica de tintas e revestimentos, na angariação de fundos para a aquisição do Gruppo Boero. 

Estabelecida em 1926 e sediada na Maia, a CIN é uma empresa portuguesa focada na produção e venda de tintas, vernizes e produtos relacionados. 

Fundado em 1831, o Gruppo Boero, sediado em Itália, dedica-se à produção de tintas e revestimentos. Atualmente, conta com mais de 250 profissionais e mais de 5,000 clientes.

A aquisição permite à CIN expandir as suas operações para Itália e reforçar ainda mais a sua marca na indústria europeia de tintas e revestimentos.

adea-pt

A Optimal Investments atuou como sole financial advisor da Administradora de Arquivos (AdeA), uma empresa internacional de gestão documental, na aquisição da Safebox.

Criada em 2003 e com sede em Lisboa, a Safebox é uma empresa Portuguesa de gestão de arquivo, correio e documentos com mais de 130 clientes e 415.000 contentores registados.

Desde a sua fundação em 1999, a AdeA oferece soluções de gestão documental a empresas de todas as indústrias. Atualmente, o Grupo conta com mais de 300 profissionais em Espanha, Portugal e Colômbia.

A aquisição permite à AdeA consolidar o seu crescimento e fortalecer os seus negócios em Portugal. Esta transação marca também outro marco de investimento na sua estratégia de reforçar a sua posição de liderança no mercado ibérico.

ardian-frulact-pt

A Optimal Investments atuou como financial advisor da Ardian, uma empresa de private equity, na aquisição da Frulact.

Fundada em 1987 e com sede na Maia, a Frulact é uma das maiores fabricantes de ingredientes naturais criados a partir de frutas e plantas para a indústria alimentar e de bebidas com nove unidades industriais na Europa, África e América do Norte.

A Ardian é uma empresa de private equity, sediada em França, com $96Mm de ativos sob gestão. A empresa já tinha investido recentemente em Portugal, através de outro fundo, aquando da compra do operador rodoviário Ascendi.

A aquisição permite à Frulact acelerar o seu plano estratégico e reforçar a sua posição de liderança no setor alimentar e de bebidas global.

gabriel-couto-pt

A Optimal Investments atuou como único consultor financeiro da Gabriel Couto, uma empresa portuguesa de construção, no seu processo de reestruturação da dívida financeira para acomodar o seu novo plano de negócios com vários novos e importantes projetos de construção em preparação.

Fundada em 1948 e sediada em Vila Nova de Famalição, a Gabriel Couto é uma empresa portuguesa líder na construção, especializada em infraestruturas como estradas, aeroportos e energias renováveis.

Com base num profundo conhecimento do negócio e dos objetivos da empresa e respetivos acionistas, o nosso papel incluiu:

  • Determinar a estrutura e condições ótimas de financiamento;
  • Apoio com o calendário dos fluxos de caixa dos vários projetos e previsão das suas potenciais necessidades de liquidez;
  • Assistência na modelação financeira e preparação de materiais de marketing;
  • Contactar várias fontes viáveis de liquidez (principalmente bancos);
  • Coordenação do processo com todas as partes relevantes;
  • Negociação dos termos com novo(s) credor(es).
efacec-optimizacao-receivables-pt

A Optimal Investments atuou como único consultor financeiro da Efacec, uma empresa portuguesa líder no setor da engenharia, no seu processo de monetização de pagamentos de créditos de clientes.

Fundada em 1948 e com sede em Arroteia, a Efacec é uma empresa portuguesa com atividade nos setores da energia, engenharia e mobilidade, sendo líder mundial no mercado de infraestruturas de carregamento rápido para veículos elétricos.

Com base num profundo conhecimento do negócio e dos objetivos da empresa e respetivos acionistas, o nosso papel incluiu:

  • Análise dos termos e condições relativos à dívida comercial e/ou financeira existente;
  • Apoio à Efacec na abordagem ao cliente identificado com dívida comercial com interesse para ser otimizada (via desconto financeiro ou outros mecanismos de natureza financeira alternativos);
  • Análise, em coordenação com a Efacec, de alternativas de mercado, nomeadamente através de investidores interessados em adquirir a dívida comercial existente;
  • Apoio à Efacec nas negociações com o cliente devedor ou com investidores com vista à monetização dos valores a receber.
efacec-pt

A Optimal Investments atuou como joint coordinator na emissão obrigacionista da Efacec, no valor de €58m com uma maturidade de cinco anos e uma taxa fixa de 4.5%.

A Efacec obteve uma notação de rating BBB- pela agência de rating Axesor e a emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais, com 64% do montante colocado junto de investidores espanhóis e 36% colocado em Portugal.

Fundada em 1948 e com sede em Arroteia, a Efacec é uma empresa portuguesa com atividade nos setores da energia, engenharia e mobilidade, sendo líder mundial no mercado de infraestruturas de carregamento rápido para veículos elétricos.

A emissão permite à Efacec expandir os seus negócios nos diferentes mercados em que opera, assim como alongar a maturidade média da dívida financeira, refinanciar dívida existente e diversificar as suas fontes de financiamento.

the-prime-hotels-pt

A Optimal Investments atuou como único consultor financeiro do grupo The Prime Hotels no seu processo de captação de recursos para financiamento de reabilitação e expansão de edifício por forma a criar um hotel de 4 estrelas.

Fundado em 2006 e sediado em Estoril, o The Prime Hotels é um grupo hoteleiro português com gestão familiar.

Com base na situação particular do Grupo, o nosso papel consistiu na:

  • Avaliação e modelação dos cash flows previsionais do Grupo;
  • Elaboração de documento descritivo da Proposta de Financiamento;
  • Identificação e seleção de eventuais entidades financiadoras;
  • Apoio ao processo negocial com os financiadores selecionados e estruturação das operações necessárias.
omniflow-pt

Optimal Investments foi o assessor financeiro exclusivo da Omniflow no fecho de uma ronda de financiamento de €2m, tendo sido inteiramente subscrito pelo fundo HCapital New Ideas.

Fundada em 2011 e com sede no Porto, a Omniflow criou uma plataforma inteligente para IoT, que produz energia a partir de fontes renováveis e armazena-a em baterias.

A operação permitiu que a Omniflow continuasse a investir no seu plano de investimento, através do reforço da equipa de gestão, bem como consolidar a sua expansão internacional.

rmar-pt

A Optimal Investments atuou como único consultor financeiro do Grupo RMAR no seu processo de captação de recursos para financiamento de aquisição de edifício e posterior construção de hotel de 4 estrelas.

Fundado em 1980 e sediado em Lisboa, o Grupo RMAR é um grupo português com atividade nas indústrias da saúde, hospitalidade, mobiliário e tecnologias de informação.

Com base na situação particular do Grupo, o nosso papel consistiu na:

  • Avaliação e modelação dos cash flows previsionais do Grupo;
  • Elaboração de documento descritivo da Proposta de Financiamento;
  • Identificação e seleção de eventuais entidades financiadoras;
  • Apoio ao processo negocial com os financiadores selecionados e estruturação das operações necessárias.
je-pt

Optimal Investments foi o assessor financeiro exclusivo da Megafin, proprietária do Jornal Económico, no seu processo de reestruturação societário e de angariação de fundos, que culminou com a subscrição de 35% do capital da Megafin pelo Grupo BEL.

Fundada em 2016 e com sede em Lisboa, a Megafin é a proprietária e editora do Jornal Económico, um jornal líder da imprensa económica em Portugal.

O Grupo BEL fatura cerca de 300 milhões de euros por ano, estando presente nos sectores da distribuição, indústria, inovação e imobiliário.

A operação permitiu que a Megafin fortalecesse a sua aposta na produção de conteúdos digitais, consolidando a sua liderança da imprensa económica portuguesa. O Grupo BEL reforçou o seu universo empresarial na vertente de comunicação digital, o que potenciou novas sinergias entre as empresas do grupo.

toys-r-us-pt

Optimal Investments foi o assessor financeiro exclusivo da Green Swan e da Equipa de Gestão na aquisição da Toys “R” Us Iberia. A operação consistiu num spin-off da operação ibérica da Toys “R” Us Inc.

Fundada em 1948 e com sede em Nova Jersey, a Toys “R” Us é uma retalhista americana de brinquedos, roupa e produtos para crianças.

A Green Swan é uma holding portuguesa dedicada à aquisição de empresas viáveis e lucrativas.

A operação permitiu que a Toys “R” Us Iberia continuasse em funcionamento, após o pedido de insolvência da casa-mãe, Toys “R” Us Inc.

metro-renegociacao-pt

A Optimal Investments atuou como exclusive financial advisor ao Metropolitano de Lisboa na renegociação do contrato de concessão.

O Metropolitano de Lisboa é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa, sendo constituído por 4 linhas com 56 estações, numa extensão total de 44.5km.

Com base na situação particular da empresa, o nosso papel consistiu na:

  • Recolha e análise de toda a informação relativa ao contrato de concessão da empresa;
  • Estabelecimento, em conjunto com a empresa, de objetivos a alcançar no âmbito da renegociação;
  • Modelação do valor financeiro e económico do contrato de concessão;
  • Análise do plano de oferta e política tarifária;
  • Produção do relatório final.
gi-capital-solutions-pt

A Optimal Investments atuou como financial advisor da GI Capital Solutions, um prestador de serviços de cobrança, na sua venda à Verifica.

GICS é uma empresa que presta serviços de cobrança a terceiros para os sectores bancário (produtos não garantidos), seguros e saúde.

A Verifica é uma empresa espanhola detida pelo grupo norueguês B2Holding, que presta serviços completos de gestão de cobranças, externalização de processos empresariais e análise de risco. B2Holding é um dos principais especialistas pan-europeus em dívida, estando presentes em 22 países europeus.

A venda reforça a presença no mercado da Verifica em Portugal. Além disso, as expectativas dos vendedores foram superadas com um processo de venda competitivo.

metro-expansao-pt

A Optimal Investments realizou um estudo de viabilidade do projeto de expansão do Metropolitano de Lisboa.

A expansão do Metropolitano consiste na criação de uma linha circular e de duas novas estações.

O Metropolitano de Lisboa é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa, sendo constituído por 4 linhas com 56 estações, numa extensão total de 44.5km.

Com base na situação particular da empresa, o nosso papel consistiu na:

  • Recolha e análise de toda a informação disponível relativa ao projeto de expansão da empresa;
  • Análise detalhada dos proveitos e custos operacionais e de investimento do projeto;
  • Modelação do valor financeiro e económico do projeto de expansão;
  • Produção do relatório final.
mca-pt

A Optimal Investments atuou como único consultor financeiro do Grupo MCA, grupo integrado no sector da construção, na sua reorganização financeira interna.

Fundado em 1998, o Grupo MCA é um dos mais fortes grupos portugueses no sector da construção civil e obras públicas, como resultado de um crescimento contínuo e sustentado ao longo da última década. Hoje, contam com mais de 2.000 trabalhadores e operam em mais de 10 países.

Com base na situação particular do Grupo, o nosso papel consistiu na:

  • Avaliação da organização do departamento financeiro;
  • Análise dos procedimentos financeiros internos e compreensão dos fluxos de caixa recorrentes;
  • Elaboração de estratégia a longo prazo de um plano de negócios financeiro sustentável;
  • Avaliação de orçamentos anuais, projetos e dívidas mais relevantes;
  • Apoio contínuo ao longo do período de reorganização.

O Grupo MCA consolidou o seu forte perfil financeiro e está preparado para acomodar o crescimento dos novos projetos.

teleperformance-pt

Optimal Investments foi o assessor financeiro exclusivo da Teleperformance na estruturação e no processo de angariação de fundos para financiar a aquisição e construção de um novo call centre em Lisboa.

Fundada em 1978 e com sede em Paris, a Teleperformance é uma empresa especializada em relacionamento multicanal com o cliente, prestando serviços de atendimento, suporte técnico, cobrança, soluções digitais, “back-office”, entre outros.

A operação permitiu que a Teleperformance aumentasse a sua área de escritórios, face à crescente atividade registada.

cin-pt
adea-pt
ardian-frulact-pt
gabriel-couto-pt
efacec-optimizacao-receivables-pt
efacec-pt
the-prime-hotels-pt
omniflow-pt
rmar-pt
je-pt
toys-r-us-pt
metro-renegociacao-pt
gi-capital-solutions-pt
metro-expansao-pt
mca-pt
teleperformance-pt